Buscar

17 marcas de 3 grandes empresas banem gaiolas na Ásia e Peru



Dezessete marcas de três grandes empresas na Ásia e América Latina anunciaram políticas livres de gaiolas após conversas com a Sinergia Animal e organizações parceiras. A Acurio Restaurantes (Peru), Chatrium Hotels and Residences (Tailândia, Mianmar e Japão) e Toridoll (Indonésia) publicaram compromissos eliminando o uso de ovos provindos de sistemas de gaiolas em bateria em toda sua cadeia de fornecedores.


A empresa peruana Acurio Restaurantes é responsável por 9 marcas: Astrid y Gastón, Tanta, Chicha, Papachos, La Mar, Panchita, El Bodegón, Me late chocolate e Barra Chalaca. Todas elas se comprometeram a usar somente ovos de galinhas livres de gaiolas em seus 22 estabelecimentos no país. O anúncio foi feito após negociações com a Sinergia Animal e a ARBA e a transição deverá ser concluída até 2025.

Na Ásia, nossos esforços junto à Open Wing Alliance resultaram em um grande anúncio da Toridoll no início de setembro. A multinacional por trás das marcas Wok to Walk, Marugame Udon, Boat Noodle, Shoryu, Tamjay Samgor, Pokeworks e Monster Curry se comprometeu a parar gradualmente de usar ovos de galinhas criadas em gaiolas em bateria até 2030. A decisão engloba todas as 7 marcas e suas respectivas cadeias de fornecedores na Indonésia.


A Chatrium Hotels and Residences também deu um importante passo para cumprir sua visão de hospitalidade sustentável. Com 7 estabelecimentos na Tailândia, Mianmar e Japão, a empresa internacional compartilhou com seus hóspedes a decisão de adquirir 100% dos ovos (in natura, líquido ou produtos derivados) para suas operações próprias e franquias em fazendas livres de gaiolas.


É uma boa notícia para as milhões de galinhas criadas nesses cinco países. O uso de gaiolas em bateria é considerado uma das práticas mais cruéis da pecuária. Nesses sistemas intensivos, galinhas poedeiras não podem expressar vários dos seus comportamentos naturais, como abrir completamente as asas, ciscar e fazer ninhos. Devido ao confinamento extremo, esses animais vivenciam altos níveis de estresse e acabam muito mais suscetíveis a doenças dolorosas.


A Sinergia Animal usa diálogo, negociações e campanhas de conscientização para encorajar grandes empresas do setor alimentício a adotar políticas contra as gaiolas em suas cadeias de fornecimento.