VOCÊ ACEITA RECEBER NOSSO GUIA DE LEITES SEM CRUELDADE?
Baixe nosso
'Guia de Leites Sem Crueldade'
PELOS ANIMAIS
A produção de leite não é inofensiva para os animais! A demanda por laticínios é a razão pela qual muitos bezerros de apenas poucos dias ou semanas de vida são abatidos de maneira cruel
no Brasil.
1
2
Como qualquer outro mamífero, as vacas produzem leite para amamentarem seus bezerros. É comum que elas sejam inseminadas forçadamente repetidas vezes ao longo da sua vida.
Quando os filhotes nascem, muitas vezes são separados imediatamente de suas mães, para que não bebam o leite que será destinado ao consumo humano. Essa separação não é natural para a espécie. Um estudo mostra que as vacas formam fortes laços com seus filhotes e são capazes de reconhecê-los, mesmo quando separados apenas 5 minutos após o nascimento. As mães frequentemente apresentam sinais de estresse e um alto grau de inquietude devido à separação, vocalizando continuamente, urinando, caminhando e batendo a cabeça.
3
As bezerras são mantidas vivas para produzir leite quando adultas, sendo submetidas ao mesmo ciclo, assim como suas mães.
4
Por outro lado, geralmente os bezerros machos são considerados inúteis pela indústria, pois não produzem leite. De acordo com um estudo realizado no Brasil, pelo menos 35% dos produtores matavam todos os bezerros machos depois do nascimento. Os métodos comumente utilizados são traumatismo craniano por meio de pancadas na cabeça (80%), sangramento, asfixia e outros métodos (20%).
PELO MEIO AMBIENTE
Um estudo realizado pela Universidade de Oxford analisou o impacto ambiental de diferentes tipos de leites vegetais, como soja, aveia, arroz e amêndoa, medindo suas emissões de gases de efeito estufa, uso da terra e da água. Os resultados mostram que as emissões de produtos lácteos de origem animal foram até três vezes maiores do que as de alternativas vegetais, e que os leites de soja e aveia requerem muito menos uso de água. Qualquer leite de origem vegetal exigiria pelo menos 10 vezes menos uso da terra do que o leite animal.
Leite vegetal, como soja, aveia, arroz e amêndoa:
Emissões de gases do efeito estufa
Qualquer um deles polui pelo menos três vezes menos do que o leite de vaca
Uso da terra
Qualquer leite vegetal exigiria pelo menos 10 vezes menos uso da terra do que o leite de vaca.
Uso de água
Leite de aveia requer 13 vezes menos água do que leite de vaca, e leite de soja ainda menos.
POR SUA PRÓPRIA SAÚDE
Além de ajudar os animais e o meio ambiente, quando reduzimos ou excluímos um ou mais itens de origem animal da nossa dieta, abrimos novas oportunidades para experimentar uma alimentação diversa e muito saudável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, dietas saudáveis à base de plantas podem ajudar a prevenir e controlar doenças como diabetes tipo II, câncer e doenças cardiovasculares, protegendo também contra a mortalidade prematura.
12 alimentos que são fonte de cálcio:
-
Tofu
-
Feijão
-
Agrião
-
Rúcula
-
Quiabo
-
Brócolis
-
Pão integral
-
Grão-de-bico
-
Couve-manteiga
-
Oleaginosas (gergelim, linhaça e amêndoa)
-
Ervas (salsinha, cebolinha, manjericão e coentro desidratado)
-
Leites vegetais fortificados