top of page
Buscar

COP28: Sinergia Animal defende mudanças cruciais nos sistemas alimentares

A Sinergia Animal está na COP28, a 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), defendendo mudanças cruciais na produção e no consumo de alimentos.


O impacto da pecuária industrial no meio ambiente requer intervenção, exigindo que as Partes da UNFCCC priorizem a proteção dos animais e a recuperação de habitats nas estratégias de mudança climática. É necessário adotar práticas agrícolas sustentáveis e uma alimentação baseadas em vegetais.


Abaixo, veja um resumo das ações da Sinergia Animal na COP28:


  • Recebemos com cautela a declaração dos Emirados Árabes que vincula os sistemas alimentares às metas do Acordo de Paris. Pedimos aos bancos públicos que se alinhem à declaração, encerrando o apoio ao crescimento da pecuária industrial e ao consumo de produtos de origem animal.

  • Nossa head de finanças e bem-estar animal, Merel Van Der Mark, discutiu o papel dos bancos multilaterais de desenvolvimento nos ODS e no financiamento da pecuária numa ação sobre sistemas alimentares sustentáveis. A ação chamou atenção para o impacto do financiamento da pecuária: novas pandemias, crise climática, segurança alimentar, desmatamento, entre outros.

  • Participamos de uma carta conjunta às partes da UNFCCC para "reforçar a urgência de se integrar uma abordagem de sistemas alimentares dentro da UNFCCC na COP28".

  • Nos unimos a uma coalizão para pedir a integração dos sistemas alimentares no Global Stocktake (GST). O GST é crucial para as metas do Acordo de Paris e precisa impulsionar ações mais amplas para abordar o vínculo entre alimentação e clima.

À medida que o Global Stocktake se aproxima nesta COP28, é fundamental demandar melhorias significativas no sistema alimentar e um compromisso com a justiça climática.

bottom of page