top of page
Buscar

Tudo que veganos precisam saber sobre a vitamina B12

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma importante vitamina para a saúde do sistema nervoso, e também é necessária para a formação gos glóbulos vermelhos do sangue e síntese de DNA. Ingerir a quantidade adequada de B12 é uma constante preocupação para os veganos porque essa é a única substância que só pode ser encontrada em produtos de origem animal.

Mas isso não quer dizer que o veganismo é inviável! Primeiro, suplementos de vitamina B12 podem ser encontrados facilmente e são eficientes. Isso é fundamental para a nossa saúde, considerando que produtos de origem animal têm sido sucessivamente relacionados a doenças como câncer, problemas cardiovasculares e diabetes.

Também é importante lembrar que a B12 é um suplemento importante até para aqueles que comem carne. Existe uma grande proporção da população que consome produtos animais, incluindo carne, e também apresenta deficiência de B12, o que fez dessa uma das mais significativas deficiências vitamínicas ao redor do mundo.

Aqui está tudo que você precisa saber sobre o assunto:

Por que a B12 é tão importante?

Essa vitamina é fundamental para funções como:

  1. Produção de glóbulos vermelhos e evitar risco de anemia;

  2. Em mulheres grávidas, diminui o risco de aborto e de defeitos cerebrais e espinha dorsal do bebê;

  3. Melhora a saúde dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes;

  4. Falta de vitamina B12 pode estar relacionada a depressão, já que essa vitamina é importante para a sintetização e metabolização de serotonina;

  5. Ajuda a prevenir atrofia cerebral e a perda de neurônios, assim melhorando nossa memória e funções cognitivas;

  6. Aumenta a saúde do cabelo, pele e unhas.

Sou vegano, tenho que suplementar?

Sim. Naturalmente, a vitamina B12 está disponível apenas em produtos de origem animal porque é produzida por bactérias que vivem em sua flora intestinal. Isso quer dizer que, se você não come carne, leite ou ovos, uma hora ou outra será necessário suplementar. Acredita-se que algumas algas, cogumelos e leveduras têm vitamina B12, mas mesmo que isso seja verdade é improvável que o consumo desses produtos seja suficiente para prover a quantidade diária recomendada. A melhor forma de descobrir é consultando seu médico e fazendo exames de sangue regulares.

Qual é a quantidade diária recomendada de B12?

Isso depende de seu momento de vida, já que a quantidade recomendada aumenta com o passar dos anos e depende da sua composição corporal. Um adulto de até 65 anos necessita de 2,000 mcg por semana, em média. Mulheres grávidas precisam de 2,6 mcg e lactantes de 2,8 mcg por dia. Repetimos que apenas um médico especialista pode informar precisamente qual o ideal para você.

Quais são os sintomas de deficiência de B12?

Você pode estar com deficiência de B12 se…

  • Você se sente constantemente cansado, sonolento e deprimido;

  • Você tem problemas dermatológicos como hiperpigmentação ou perda de cor da pele, descoloração das unhas, mudanças capilares;

  • Você sente que sua memória está fraca

  • Você está constipado, sente falta de apetite e perda de peso;

  • Você está tendo problemas neurológicos, por exemplo, formigamentos, dormência de membros, confusão e episódios de demência.

Se eu consumir alimentos fortificados, preciso suplementar?

Provavelmente. Alimentos fortificados como cereais e leites vegetais podem ser uma ajuda extra, mas é improvável que eles ofereçam toda a B12 que você precisa diariamente.

Se é necessário suplementar, isso quer dizer que a dieta vegana não é saudável ou natural?

De forma alguma. A deficiência de B12 é uma das mais frequentes deficiências vitamínicas do mundo. No Reino Unido e Estados Unidos, por exemplo, a prevalência de deficiência de vitamina B12 afeta cerca de 6% das pessoas com menos de 60 anos, e aproximadamente 20% das pessoas com mais de 60 anos. No Sul Global, esse número é ainda maior. Na América Latina, aproximadamente 40% das crianças e adultos apresentam deficiência clínica ou subclínica. A deficiência pode acontecer por fatores genéticos, hábitos alimentares, absorção insuficiente, cirurgia bariátrica, desordens gastrointestinais como doença de Crohn ou doença celíaca ou uso de drogas e medicamentos (por exemplo, remédios para diabetes).

Com a suplementação adequada de B12, você apenas precisará seguir uma dieta vegana saudável e variada para obter todos os nutrientes de que seu corpo precisa. Clique aqui para começar agora.

bottom of page