top of page
Buscar

Mais três empresas se unem ao movimento contra gaiolas



Em janeiro, três empresas anunciaram compromissos livres de gaiolas para seus produtos na América Latina. No Brasil, após negociações com a Sinergia Animal e outras organizações de proteção animal, tanto a Bloomin’ Brands quanto a Pamplona publicaram diretrizes livres de gaiolas a serem aplicadas em suas redes de fornecedores. Na Colômbia, o Hotel Vilar América anunciou que irá banir de seu menu produtos feitos com ovos advindos de sistemas de gaiolas em bateria.


Dona das marcas mundialmente famosas Outback Steakhouse, Abraccio e Ausse Grill, a Bloomin’ Brands se comprometeu a trabalhar apenas com fornecedores de carne suína que não confinam as fêmeas em gaiolas de gestação. A transição para um sistema 100% de gestação coletiva será completada até 2029. Com mais de cem restaurantes no país servindo, principalmente, carne suína, o compromisso da empresa irá afetar a vida de um considerável número de porcas.


Em um movimento similar, também no Brasil, a Pamplona se comprometeu a aprimorar seus padrões de bem-estar animal e anunciou uma diretriz livre de gaiolas de gestação, bem como outras medidas visando o bem-estar de porcos. Uma das maiores produtoras de carne suína do país, a empresa anunciou, além de outras políticas, que irá completar a transição para o sistema de gestação coletiva até 2026 em todas as suas fazendas atuais. Para todas as novas instalações, ou projetos de expansão das já existentes, esse sistema já será pré-implementado, o que significa que as porcas não serão confinadas em nenhum momento da gravidez.


No Brasil, a maior parte das fazendas ainda usa gaiolas de gestação, mantendo as porcas em um confinamento extremo e isoladas durante seu período de gestação (de 28 dias a três meses), impedindo-as até mesmo de dar uma volta ao redor do próprio corpo. As porcas são inseminadas artificialmente por volta de três vezes ao ano, o que significa que esses animais passam a maior parte de suas vidas isoladas em gaiolas individuais.


Na Colômbia, o Hotel Vilar América anunciou o compromisso permanente de usar apenas ovos de sistemas de produção livres de gaiolas. Localizado em Bogotá, a empresa hoteleira possui dois restaurantes, um serviço de catering e uma fazenda ao ar livre.


A Sinergia Animal usa diálogo, negociações e campanhas de conscientização para incentivar grandes empresas do setor alimentício a adotar diretrizes livres de gaiolas em suas redes de fornecedores.


Este é um grande avanço que irá impactar a vida de milhares de animais nestes países! O confinamento em gaiolas pode causar a galinhas e porcas imenso sofrimento e frustração por toda a vida



bottom of page