Buscar

O movimento livre de gaiolas continua crescendo na Ásia e na América Latina



Duas empresas anunciaram recentemente o banimento do uso de ovos provenientes de sistemas de gaiolas em bateria em suas redes de fornecimento. A decisão foi tomada depois de diálogo entre as empresas, a Sinergia Animal e outras organizações de proteção animal. Tanto a chilena Buffalo Waffles quanto a indonésia Hokkaido Baby publicaram diretrizes totalmente livres de gaiolas a serem implementadas em todas as suas unidades em seus respectivos países.


Com 40 restaurantes especializados em waffles espalhados pelo Chile, a Buffalo Waffles se comprometeu a obter seus ovos apenas de fornecedores livres de gaiolas. De acordo com o compromisso publicado pela empresa, o objetivo é “ajudar a indústria nacional a transicionar para um modo de produção mais nobre”. A Buffalo Waffles completou sua transição para um sistema de fornecimento totalmente livre de gaiolas em fevereiro de 2022.


Em uma iniciativa similar, a rede de padarias indonésia Hokkaido Baby também divulgou diretrizes livres de gaiolas para suas quatro unidades em Jakarta, capital do país. Fundada em 2016, o cardápio da padaria oferece sobremesas franco-japonesas que não são comumente encontradas na Indonésia. A empresa irá finalizar sua transição para uma operação completamente livre de gaiolas até 2023.


Esses são grandes avanços que impactarão as vidas de milhares de galinhas no Chile e na Indonésia. O confinamento em gaiolas pode causar imenso sofrimento e frustração às galinhas durante toda a sua vida.


Gaiolas em bateria são consideradas uma das práticas mais cruéis da pecuária. Nesses sistemas, galinhas passam toda a vida amontoadas em gaiolas de arame. Cada galinha tem um espaço menor que uma folha de papel A4, o que as impede de realizar muitos de seus comportamentos naturais, como abrir as asas ou tomar banho de areia.


A Sinergia Animal usa diálogo, negociações e campanhas de conscientização pública para encorajar grandes empresas do setor alimentício a adotarem diretrizes livres de gaiolas em suas redes de fornecimento.