
Isso é inaceitável e tem que acabar, já!
É hora da Danone se posicionar publicamente e adotar políticas que impeçam o descarte de bezerros recém-nascidos, mutilações sem alívio da dor e garantam os devidos cuidados com animais machucados e incapacitados.
Todas as informações coletadas na investigação foram encaminhadas ao Ministério Público para que investiguem a fundo como é feita a matança e o tratamento desses animais, que podem configurar crime de maus-tratos e de saúde pública.
Assine a petição pelo fim deste absurdo
Vacas e bezerros não podem mais esperar, assine a petição e compartilhe o vídeo da investigação pelo fim desses horrores na cadeia de fornecimento da Danone.
Por favor, faça sua parte. Com seu apoio assinando a petição, podemos fazer com que a mensagem chegue até a empresa.
O QUE ENCONTRAMOS

Bezerro macho encontrado em situação de negligência

Transporte ilegal de bezerros

Filhotes
acorrentados
Um bezerro macho foi encontrado praticamente sem forças e ao relento, exposto a insetos, chuva, frio e calor.
Como todo filhote, bezerros requerem atenção, especialmente com nutrição e manejo adequado, acesso a abrigo, proteção contra condições climáticas extremas, assistência veterinária, quando necessário.
Sem esses cuidados, muitos animais ficam doentes e podem até morrer (10).
Há indícios que os bezerros das fazendas investigadas são transportados sem vacinação e emissão da Guia de Transporte Animal (GTA), que é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito de animais, incluindo os explorados pela indústria alimentícia.
Sua finalidade é acompanhar a movimentação desses animais, sendo um dos objetivos evitar sonegação fiscal, o aparecimento de doenças que coloquem em risco a saúde da população.
Filhotes presos com correntes curtas, o que prejudica seu bem-estar e saúde. Essa prática é proibida em todos os países da União Europeia (3).
Bovinos gostam de viver próximos uns dos outros, estudos indicam que são capazes de criar laços afetivos com companheiros e identificá-los (4).
Amarrá-los com cordas curtas, impossibilitando-os de caminhar livremente, interagir com outros indivíduos e, muitas vezes, se proteger das condições climáticas mais extremas como muita chuva, calor e frio (5,6). Isso também pode causar frustração e estresse (7,8).

Bezerros mortos de forma 'caseira'

Vacas lesionadas não recebem tratamento adequado

Fornecedores impedem gravações por temerem consequências
Bezerros machos recém-nascidos, por não terem utilidade na produção de leite, são comumente descartados (1). Há indícios de que são doados para o abate com poucas horas ou dias de vida e que são transportados e mortos de forma irregular.
Um levantamento (2) mostra que, em produções leiteiras do Brasil, é comum que bezerros recém-nascidos sejam abatidos por traumatismo craniano por meio de pancadas na cabeça, sangramento e asfixia.
As vacas adultas são mantidas em galpões com pisos artificiais feitos de concreto, o que geralmente leva a lesões (9) e, em alguns casos, quedas.
As vacas que não conseguem mais se locomover são levantadas por trator para serem levadas ao abatedouro.
Nossa equipe de investigação foi impedida de registrar diversos procedimentos, por ordem dos donos e funcionários das fazendas.
O que mais você pode fazer para ajudar os animais
Referências
Uma campanha de
Hazle saber a Walmart y todas sus marcas en Chile que esto es inaceptable.
Lembre-se: a melhor forma de proteger os animais é não consumir produtos lácteos e optar por leites, iogurtes e queijos vegetais.