• Aline Baroni

8 filmes e documentários veganos que você tem que assistir

O revelador documentário The Game Changers foi lançado recentemente na Netflix e as pessoas não param de falar sobre ele. Se você também ama passar horas vendo Netflix, há ainda outros filmes e documentários sobre veganismo e direitos animais para explorar. Aqui vão alguns deles:

1. The Game Changers

O filme do momento é o documentário The Game Changers, que mostra os benefícios de uma dieta plant-based para atletas de alta performance: menos inflamação, menor risco de doenças cardiovasculares e problemas metabólicos, e até uma melhor performance sexual. Não por coincidência, o filme foi produzido por atletas de elite como Arnold Schwarzenegger, o piloto de Formula 1 Lewis Hamilton, o tenista Novak Djokovic e o jogador de basquete da NBA Chris Paul, entre outras celebridades como Jackie Chan e James Cameron. Disponível na Netflix.

2. What The Health

Se você se interessa pelas relações obscuras entre o governo, a pecuária e a indústria farmacêutica, esse é para você. What The Health critica o impacto do consumo de carne e laticínios para a saúde das pessoas ao mesmo tempo que fornece ao espectador diversas evidências científicas e entrevistas com especialistas. Não é de se surpreender que várias pessoas se tornaram veganas depois de assistir esse documentário! Disponível na Netflix.

3. Okja

Se você prefere filmes de ficção ao invés de documentários, tem que assistir Okja. Essa produção conjunta da Coreia do Sul com os Estados Unidos conta a história de uma menina que cresce junto com um super porco geneticamente modificado. Apesar de ter diversos elementos de fantasia, o filme é extremamente realista e chocante ao mostrar como funciona a indústria de produção animal. Disponível na Netflix.

4. Cowspiracy

Um dos filmes mais famosos sobre veganismo é o Cowspirary, lançado em 2014 pelos mesmos produtores de What The Health. A versão da Netflix foi produzida por ninguém menos que Leonardo Di Caprio. O documentário explora os impactos da produção animal para o meio ambiente, falando sobre diversos aspectos como o aquecimento global, desperdício de água, desmatamento e zonas mortas nos oceanos. Disponível na Netflix.

5. Earthlings

Earthlings é um clássico! Apesar de ter sido lançado em 2005, ainda é extremamente atual, infelizmente. O documentário, narrado pelo ator Joaquin Phoenix, mostra as práticas cotidianas de algumas das maiores indústrias do mundo e o sofrimento dos animais em fazendas e abatedouros, laboratórios de pesquisa, criadouros de animais e mais, traçando paralelos entre racismo, sexismo e especismo. Assista aqui.

6. Dominion

Paul McCartney diz que "se abatedouros fossem feitos de vidro, todos seriam vegetarianos". Bem, abatedouros não têm parede de vidro, mas com o documentário australiano Dominion tudo que acontece na indústria da carne, laticínios, ovos, moda e entretenimento é exposto por meio de drones, câmeras escondidas e filmagens explícitas. Assista aqui.

7. Food Choices

The director Michal Siewierski spent three years interviewing over 30 top experts from many different fields about the impact the food we eat has on human health, the environment and on the lives of other living species. As a result, Food Choices tries to get answers to his question of what is the healthiest and most sustainable diet for ourselves, our planet, and future generations. Watch here.

8. Live and Let Live

Live and Let Live é um documentário que traz seis diferentes histórias de indivíduos que se tornaram veganos: de um ex-açougueiro que se tornou chef vegano, um ex-pecuarista que abriu um santuário, um atleta profissional e ativistas pelos direitos animais. O filme também conta com a presença de Melanie Joy, uma socióloga e psicóloga que discute o conceito de "carnismo", George Rodger, diretor da Vegan Society; Peter Singer, professor de bioética e muitos outros especialistas, de modo a explicar as motivações éticas, ambientais e de saúde que levam as pessoas a se tornarem veganas. Assista aqui.

Depois de toda essa informação, você deve estar se perguntando como se tornar vegano. É mais fácil do que parece! Clique aqui para baixar um guia.