top of page
Buscar

200 mil animais estão presos em navios parados no canal de Suez



Pelo menos 20 embarcações transportando animais vivos estão presas no canal de Suez depois de o navio de carga Evergreen ter bloqueado a passagem. Embora o navio já tenha sido desencalhado, especialistas alertam que até 200 mil animais presos nas embarcações estão provavelmente morrendo de fome e desidratação devido ao atraso na viagem. Alguns barcos estavam programados para chegar a seus destinos 4 dias atrás, mas apenas hoje retomaram seus cursos.

Foto: Animals International, investigação sobre exportação de animais vivos no Oriente Médio, em 2018

A maioria dos animais são ovelhas provenientes da Romênia. Esta não é a primeira vez que o país se implica em uma tragédia envolvendo a exportação de animais vivos. No final de 2019, uma embarcação transportando 14 mil ovelhas naufragou e afundou no Mar Negro — a maioria dos animais morreu afogada.

Foto: Animals International

As preocupações em torno da exportação de animais vivos têm aumentado nos últimos meses, quando outro episódio dramático tomou os noticiários. Milhares de bezerros ficaram presos em dois navios, de dezembro a março deste ano. As embarcações atravessaram todo o Mar Mediterrâneo em busca de um porto onde pudessem atracar, mas sua entrada foi negada em diversos países por conta de suspeitas de um surto de febre catarral, doença bovina, a bordo. Quando um dos navios retornou a Cartagena, na Espanha, de onde havia saído, as autoridades impediram sua entrada de volta no país e ordenaram o abate dos animais.


O relatório veterinário encomendado pelas autoridades espanholas ressaltou que os animais foram encontrados “amontoados, com os membros fraturados, com sede, morrendo, com dificuldades de se movimentar entre os cadáveres daqueles que não conseguiram sobreviver às condições da jornada, incapazes de evitar a morte”.

A exportação de animais vivos é sempre cruel — mesmo em casos em que “dá certo”.. E os casos em dão terrivelmente errado estão longe de serem apenas algumas poucas exceções. Você pode entender mais sobre as cinco razões por que pedimos pelo banimento dessas exportações aqui. Se você concorda que animais não devem passar por isso, assine nossa petição pedindo às lideranças políticas brasileiras que deem um fim de vez à exportação de animais vivos.

bottom of page