top of page
Buscar

Sinergia Animal conquista impacto histórico em 2024

Entre destaques estão 34 compromissos corporativos, 7 investigações na pecuária industrial, 67 ações de rua e potencial para quase 4 milhões de refeições à base de vegetais

2024 foi um ano marcante para a Sinergia Animal, uma prova da dedicação da nossa equipe e do apoio contínuo da nossa comunidade de ativistas e apoiadores. Pelo sétimo ano consecutivo, a Animal Charity Evaluators (ACE) nos reconheceu como uma ONG de proteção animal recomendada, reforçando nosso status como uma das organizações mais eficazes do mundo.



Esse reconhecimento está enraizado na análise da ACE sobre o nosso custo-benefício. Eles estimam que, para cada 10 reais doados, as nossas campanhas de ovos livres de gaiola podem libertar 93 galinhas; ou o nosso programa de bem-estar de suínos pode ajudar 36 porcas mães ou 621 leitões; ou ainda, as nossas iniciativas institucionais de mudança de dieta conseguem substituir 5 refeições de origem animal por alternativas vegetais. Esses números destacam o profundo impacto de nossos esforços para reduzir o sofrimento animal.


34 compromissos corporativos e de instituições financeiras

No ano passado, alcançamos marcos importantes em políticas públicas, compromissos corporativos e conscientização da população. Na Argentina, a nossa atuação resultou na rotulagem oficial de ovos livres de gaiola, possibilitando aos consumidores fazer escolhas mais éticas.


E o nosso programa mais antigo para redução do sofrimento animal também fez avanços significativos. Por meio de negociações persistentes e 67 ações de rua corajosas, garantimos 34 compromissos de empresas no setor de alimentos para eliminar práticas que causam sofrimento animal, como o uso de gaiolas para porcas gestantes e galinhas poedeiras.


No Brasil, impactamos a vida de milhões de animais com compromissos do Giraffas, Frimesa, Master, Mercadinhos São Luiz, Quitanda e Divino Fogão.



Além disso, o nosso programa de monitoramento continuou responsabilizando o setor corporativo, com 49,28% das empresas participantes na América Latina e 80,76% na Ásia reportando os avanços em seus compromissos pelo fim das gaiolas. Ao entrarmos em 2025, que é o prazo para a maioria dos compromissos corporativos, continuaremos a trabalhar para assegurar a transparência e a responsabilização na indústria de alimentos.


Já com relação a instituições financeiras, a terceira edição do nosso relatório Bank for Animals avaliou 80 instituições em 22 países, incluindo pela primeira vez o Uruguai. Felizmente, 11 bancos melhoraram suas políticas, refletindo uma crescente conscientização das instituições financeiras sobre a necessidade de se alinharem a melhores padrões de bem-estar animal.



Nossas equipes tiveram participação significativa em grandes eventos como a COP16 na Colômbia e a reunião de outono do Banco Mundial. O Banco Mundial também publicou o relatório Recipe for a Livable Planet, destacando a necessidade de transicionar para uma alimentação rica em vegetais, incorporando em partes a demanda da nossa campanha Stop Financing Factory Farming (S3F).


Potencial para 4 milhões de refeições à base de vegetais 

Nosso programa de transição alimentar, o Alimentando o Amanhã, teve um crescimento sem precedentes — aumentando quase quatro vezes o seu impacto. A iniciativa alcançou o potencial de substituir quase quatro milhões de refeições de origem animal por ano, em comparação com um milhão no ano passado. Esse progresso significativo reflete uma mudança crescente em direção a dietas à base de vegetais e potencial para reduzir o sofrimento animal em larga escala.


Além disso, também sediamos a sexta edição do nosso curso gratuito, Plant-based Nutrition: Health, Culture, and Sustainability, projetado para capacitar profissionais de saúde e especialistas em toda a América Latina com um conhecimento profundo sobre a alimentação à base de plantas. Neste ano, nosso programa alcançou 17 países, introduzindo novos módulos adaptados ao público geral e atletas de alto desempenho, quebrando recordes com 5.320 participantes — superando os 4.041 da quinta edição. Os profissionais de saúde representaram mais da metade dos participantes, com 2.790 inscrições, superando a soma dos anos anteriores.


Aumentando a conscientização 

A cobertura midiática sobre nosso trabalho também disparou neste ano, com 1.489 reportagens na imprensa (comparado a 773 em 2023), permitindo-nos espalhar a nossa mensagem em regiões onde a justiça animal ainda é negligenciada. Isso representa um aumento de 92,63% em comparação ao ano passado. Fomos destaque em grandes veículos de comunicação como o The Intercept Brasil, Caracol Radio (Colômbia), Econews (Argentina), El Mostrador (Chile), Bangkok Post (Tailândia), Tirto (Indonésia), Nikkei (Japão) e India Today (Índia).


Nossa equipe de investigação também foi a campo para expor a crueldade da pecuária industrial e da exploração animal na indústria de alimentos, lançando sete investigações inéditas. No Brasil, mostramos os horrores por trás da Danone — descarte de bezerros machos, mutilações sem alívio de dor e bezerras mantidas em gaiolas por até três meses nas fazendas que fornecem leite para a gigante de laticínios. E em outubro, lançamos uma investigação expondo o sofrimento e as condições imundas em que milhões de porcos vivem na indústria de carne brasileira.



Na Colômbia, uma de nossas investigações desencadeou um debate político no Congresso, resultando na formação de um comitê para melhorar o transporte de animais. O comitê — que inclui o Ministério dos Transportes, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Instituto Colombiano de Agricultura e a Sinergia Animal — é um passo fundamental em direção à mudança sistêmica no bem-estar animal no Sul Global.


Junte-se a nós para fazer a diferença

À medida que avançamos em 2025, nosso compromisso com os animais permanece mais forte do que nunca. Planejamos expandir nossos programas, aprofundar nosso impacto no Sul Global e continuar pressionando por políticas públicas sistêmicas e reformas de práticas corporativas. Com seu apoio, pretendemos influenciar mais instituições, lançar novas investigações e alcançar ainda mais pessoas com nossa mensagem de compaixão e transformação da sociedade.


O progresso que fizemos em 2024 só foi possível graças às contribuições generosas de pessoas que apoiam nosso trabalho, como você. Em união, podemos conquistar ainda mais em 2025. Ao doar para a Sinergia Animal, você nos ajuda a lutar por um futuro onde os animais recebam o respeito e o cuidado que merecem.



댓글


bottom of page